Porque nos treme a pálpebra?

Partilha com os teus amigos!

Qual a razão de nos tremer a pálpebra de um olho?

 

É bastante incómodo, incontrolável e até irritante que a pálpebra nos trema pois pode ocorrer várias vezes por dia. Precisamos entender que tudo o que ocorre, fora do normal, no nosso organismo é um sinal ou sintoma que o próprio corpo nos envia. No entanto, muitas das vezes não é algo preocupante pois pode estar relacionado ao stress do dia a dia.

Mas, alguma vez, diante de uma situação normal, notaste que uma das pálpebras começa a tremer como se tivesses um tique no olho?

O que acontece quando treme a pálpebra?

Dá-se o nome Blefaroespasmos aos pequenos espasmos involuntários dos músculos da pálpebra que, na generalidade, resultam dos seguintes factores básicos:

O stress: Quando somos submetidos a situações de alta pressão, o nosso sistema nervoso altera a sua actividade. o organismo passa a manter-se alerta e na defensiva. De facto, não devemos esquecer que o stress, em si, já é uma reacção que nos adverte de perigo onde a resposta normal seria fugir. Desse modo, os nervos ficam tensos, em especial os nervos faciais e cranianos resultando dessa pressão o tremor e por vezes dores de cabeça.

Passar muito tempo diante do computador ou forçar a vista: O blefaroespasmo também aparece quando fixamos muito a visão sobre uma determinada superfície ou quando, por exemplo, temos necessidade de usar óculos, no entanto prescindimos deles.

Consumo de cafeína e álcool: Levando em conta que o café e o álcool são activadores neuronais, eles nos sobreexcitam e nos sujeitam a estados onde os nervos estão tensos, os quais tornam frequentes os irritantes blefaroespasmos.

Deixe uma resposta